A gestão dos processos internos é essencial para o pleno funcionamento de uma organização nos mais diversos aspectos. Gestão de projetos, gestão de tarefas, gestão de equipes e gestão financeira são apenas alguns dos que precisam de cuidados.
Nesse sentido, é válido ressaltar que a melhoria e a otimização dos processos internos são de grande relevância, pois sua empresa consegue evitar gastos desnecessários e diminuir o tempo de realização de algumas tarefas que não proporcionam lucros para o negócio.
Quer saber como melhorar e definir os processos internos da agência? Então, continue a leitura!
O que são os processos internos?
Os processos internos consistem em um conjunto de tarefas realizadas para se chegar a um determinado objetivo. Os colaboradores e as ferramentas utilizadas executam tarefas para conseguir atingir o propósito final comum, que pode ser a criação de um material, a prestação de algum serviço, uma consultoria ou qualquer outra atividade dentro da instituição, por exemplo.
Esses processos são ações usuais e recorrentes no dia a dia e que devem ser desenvolvidas da melhor maneira possível. Os funcionários seguem uma sequência lógica preestabelecida para conseguir o fim desejado.
A maior finalidade dos processos internos é melhorar a realização das atividades dentro da companhia, evitando a ocorrência de falhas e o desperdício de tempo e de verba. Assim, as empresas precisam buscar, de maneira contínua, a sua otimização.
Qual é a importância dos processos internos?
Em uma empresa — por exemplo, em uma agência —, é primordial estabelecer processos internos, pois essa é a forma mais eficiente de o gestor se certificar de que tudo está acontecendo como o desejado. Ou seja, é a maneira de garantir organização na realização das atividades, de forma que todos os profissionais saibam exatamente como fazer as suas tarefas e quais os seus deveres dentro do empreendimento.
A necessidade dos processos internos está diretamente relacionada à gestão eficiente de uma corporação. Caso o seu negócio não tenha um bom processo de atendimento ao cliente, cada pessoa interessada em seus serviços será abordada de uma forma diferente, sem qualquer padrão. Essa ação é capaz de ocasionar a perda de potenciais consumidores, improdutividade e outros contratempos relacionados ao gerenciamento.
Pense que um colaborador em sua agência não saberá corretamente como proceder em uma tarefa rotineira. Então, ele sempre precisará recorrer a um colega para compreender como realizar a sua função. Isso provocará interrupções desnecessárias e fora de hora, o que acaba afetando o local de trabalho. Desse modo, os processos internos são essenciais para eliminar possíveis erros.
Quais são os seus benefícios?
O estabelecimento dos processos internos proporciona muitos benefícios para a sua empresa. Eles estão ligados com a produtividade elevada do time, visto que evitam a ocorrência de atividades desnecessárias e de falhas, como dito. Conheça, a seguir, as suas principais vantagens para o negócio!
Mais eficiência na tomada de decisões
No momento de tomar decisões a respeito dos processos empresariais, o gestor precisa avaliar os relatórios associados aos seus diversos procedimentos. Imagine como funcionaria se não existisse uma definição dos processos internos.
Saiba que a organização deles ocasiona mais visibilidade para o profissional responsável no momento de tomar boas decisões. Algo que ajuda muito é a utilização de um bom sistema, já que isso facilita o processo.
Redução de erros
Os erros afetam de forma significativa o desempenho da empresa, pois as falhas são refletidas na efetivação das atividades e o trabalho dos colaboradores fica prejudicado. Por isso, é preciso haver muita atenção aos processos internos para evitar possíveis deslizes.
Diminuição de riscos
Uma vantagem clara dos processos internos é a redução de riscos. Por definição, eles consistem em ações contínuas, que permitem que os colaboradores sigam uma sequência lógica e predeterminada de obrigações. Esses padrões favorecem o surgimento de bons resultados.
Aumento da produtividade
A melhoria nos processos internos proporciona um impacto satisfatório no negócio, principalmente no que diz respeito à produtividade. A sua definição faz com que cada funcionário trabalhe de maneira ordenada, sabendo exatamente o que precisa ser realizado e em qual momento fazê-lo.
Dessa forma, essa organização ajuda toda a rotina de trabalho e de monitoramento das tarefas. Isso evita a ocorrência de desperdício e o retrabalho. Como resultado, o time tem mais tempo para executar outras atribuições, melhorando a sua produção na empresa.
Integração de equipes
Uma das características que proporcionam uma melhor produtividade para a sua agência e que resultam na organização dos processos internos é a integração entre os colaboradores. Caso exista uma definição de responsabilidades e de etapas no fluxo de trabalho, cada um saberá agir de forma correta e eficiente.
Desse modo, todos os profissionais terão clareza do funcionamento da agência, o que permite a realização de um trabalho colaborativo. Ao focar os processos internos, o gestor permite que os funcionários os exerçam visualizando o conjunto, não apenas a sua atividade.
Como definir e melhorar os processos internos da agência?
É primordial saber como definir e melhorar os processos internos da agência. Isso porque uma gestão bem-feita proporciona diversas vantagens para a empresa e para os colaboradores, visto que agiliza procedimentos, eleva a produtividade, agrega valor ao cliente e reduz a ocorrência de erros, como dito anteriormente. Confira, a seguir, o que pode ser feito para tornar tudo mais otimizado.
Mapeie os processos
Para conseguir definir os processos internos corretamente, é recomendado que eles sejam mapeados. Como há entradas e saídas, é necessário saber se os resultados desejados estão ocorrendo ou não. Essas informações serão primordiais na manutenção ou no aperfeiçoamento deles.
Uma das formas, e a mais utilizada, de se mapear os processos é por meio de desenhos. A tarefa é criar um fluxograma com os procedimentos envolvidos. Os seus colaboradores devem compreender onde cada setor se encaixa e precisam conhecer as entregas finais de cada área. Com o bom entendimento a respeito de todas as etapas que acontecem na empresa, o serviço se torna mais simples.
É fundamental que, dentro de um fluxograma de processos, haja os prazos, os funcionários envolvidos e as ferramentas que podem ser usadas. Tudo que for relevante precisa estar presente no mapa, que deve ficar evidente para possibilitar o alcance de bons resultados.
Integre os setores
Mesmo que haja muitos processos internos específicos de cada setor, uma organização só consegue funcionar com o seu desempenho máximo quando eles se comunicam. Além do mais, são múltiplas as atividades que transitam entre um departamento e outro da empresa até serem encerradas.
Por essa razão, saber como melhorar os processos internos exige compreender a necessidade de integrar os diversos setores da agência. É necessário que o gestor tenha domínio das atividades realizadas pelas áreas de sua instituição para que consiga manter uma comunicação ativa e satisfatória.
Esqueça os velhos hábitos
É normal, em uma empresa, que os funcionários fiquem resistentes às mudanças. Muitas vezes, elas não são bem aceitas pelos envolvidos e, por esse motivo, é necessário que a melhoria dos processos venha associada a uma transformação da cultura do negócio.
É preciso que todos os colaboradores compreendam que melhorar os processos internos tem como finalidade aprimorar os seus resultados, além de deixar o trabalho diário mais fácil.
Aperfeiçoe os processos já existentes
Os processos internos inseridos em uma agência precisam ser diariamente monitorados. Isso porque o gestor consegue descobrir onde existem falhas e, assim, pode criar estratégias para solucioná-las. Desse modo, eles acabam melhorando.
O seu aperfeiçoamento é fundamental e, para isso, o gestor deve buscar a melhor forma de executá-los, levando em consideração a sua eficácia. Ele precisa buscar reduzir os gastos e deve definir um processo que não esteja alinhado com o desejo dos clientes.
Dessa maneira, quando a agência estiver em constante aperfeiçoamento, ela conseguirá deixar tudo mais otimizado. Logo, será viável usufruir das vantagens que os processos internos ocasionam para a empresa, como a diminuição de custos, o aumento da produtividade, a integração dos times, entre outras.
Identifique falhas
Quando você analisa os processos internos já existentes, é mais simples encontrar problemas e falhas. É fundamental que haja, porém, uma preocupação e um cuidado com os deslizes encontrados. Alguns contratempos podem estar associados a uma falta de recursos ou a tarefas mal executadas, por exemplo. Por isso, é necessário ter muito cuidado.
Automatize
Muitas ferramentas são extremamente satisfatórias para a administração do gestor e para a rotina dos funcionários. Existem inúmeros sistemas que a sua agência pode usar para alcançar o desenvolvimento.
Sendo assim, saiba que você pode trocar as planilhas por uma plataforma digital feita especificamente para este tipo de atividade. Isso ajuda muito no momento de fazer uma pesquisa de um projeto anterior, por exemplo.
As ferramentas inovadoras servem para automatizar o trabalho dos colaboradores. Elas precisam ser inseridas em seus processos internos por causa da sua capacidade de substituir a força de trabalho humana em atividades repetitivas e burocráticas.
Alinhe os objetivos com a sua equipe
As atividades realizadas pelo processo interno visam a alcançar alguns objetivos. Na sua agência, você não é o único que deve atingir o propósito pretendido. Querendo ou não, isso depende diretamente do trabalho dos outros colaboradores.
Por esse motivo, é recomendado envolver a equipe nos processos. Ela deve ser a primeira a saber qual é a finalidade de elaborar procedimentos dentro da agência e o fim de cada um deles. Quando todo o time compreende o seu papel diante das atribuições e o produto que a sua empresa gera, os seus resultados se potencializam. Além disso, trabalhadores que têm essa consciência produzem ótimos resultados, o que faz a agência ganhar um maior destaque no mercado.
Se for preciso modificar um processo ou inserir algum detalhe, o primeiro passo é fazer um comunicado aos funcionários. Isso deve ser realizado não só com a finalidade de informá-los a respeito das mudanças, mas de trazê-los para perto, de maneira que façam parte da transformação e da evolução desejada.
Essa estratégia assegura o sucesso nas mudanças e motiva a equipe, já que ela terá consciência de que existe um time formado.
Realize um gerenciamento dos processos
Para gerenciar os processos internos de maneira satisfatória, é necessário investigar e monitorar os resultados. Sendo assim, é importante apresentar maneiras de mensurar os esforços de todos os envolvidos.
Durante a investigação, é preciso acompanhar cada etapa que forma o processo. É necessário, por exemplo, certificar-se de que ele é realizado de maneira correta. Os indicadores são capazes de mostrar se existe ou não eficiência nos procedimentos internos. Sem o devido controle, há a possibilidade do não cumprimento do que foi definido.
Quando o gestor encontra falhas ou pontos que precisam ser aperfeiçoados, ele começa a pensar em algumas soluções para encerrar esse contratempo. Isso consiste em um pensamento estratégico. Por esse motivo, o monitoramento é imprescindível. Ele pode confirmar se os resultados obtidos foram satisfatórios para a agência.
Lembre-se de que esse gerenciamento dos processos internos, que relaciona todos os seus setores, pode ser facilitado com a utilização de boas ferramentas. Elas deixam as atividades mais otimizadas.
Saiba delegar tarefas
É preciso entender que tudo dará certo se existir a atribuição de responsabilidades aos colaboradores. Saber delegar tarefas de maneira correta é uma excelente forma de desenvolver ou de descobrir outras habilidades das pessoas que estão trabalhando em sua agência.
Para que essa delegação gere bons resultados, você precisa saber quem será o responsável pelas atividades, quais são as suas ações, como e quando as fará, qual o resultado desejado e se existirá um custo para a sua realização.
Portanto, para que o propósito seja alcançado, é importante colocar as dicas apresentadas em prática e, dessa forma, conquistar melhores resultados na agência. Para isso, conte com ferramentas que sejam capazes de auxiliá-lo na inserção dos processos internos.
Saiba que, atualmente, inclusive, é essencial buscar novas estratégias para conseguir se destacar da concorrência que está cada vez mais acirrada. Para tanto, a criação de eficientes processos internos pode ajudar a sua empresa de maneira satisfatória.
Gostou do nosso post? Então, aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais a fim de que os seus amigos fiquem por dentro do assunto!
[…] o trabalho interno fica mais otimizado. É preciso adotar eficientes ferramentas para que os processos empresariais sejam satisfatórios para o desenvolvimento da […]
[…] redução do retrabalho, o aumento da competitividade devido à organização e direcionamento dos processos internos e o aumento da competitividade pela criação e fortalecimento dos diferenciais competitivos, bem […]
[…] que você já sabe os recursos, é mais fácil mapear processos internos, desde o seu planejamento, até a sua conclusão, passando por todas as tarefas e pessoas […]
[…] a organizar as informações dos seus produtos de um modo que gere economia, aumento do ROI e otimização dos processos […]