Toda empresa está sempre em busca de se conectar com o público-alvo, promovendo iniciativas que possam divulgar seus produtos e atrair novos compradores. Para isso, ficar atento às tendências no marketing para varejo é fundamental.
Então, preparamos este artigo para que você possa ficar por dentro das principais novidades que estão sendo adotadas por organizações que estão na vanguarda, buscando melhores formas de se conectar com seus clientes. Continue a leitura!
Por que acompanhar as tendências no marketing para varejo?
O marketing é uma ferramenta vital para qualquer tipo de empresa. Quando falamos do varejo, ele é prática integrante dos processos, tão importante quanto a inteligência de compras ou a gestão das lojas físicas e virtuais. É por meio de suas técnicas que o varejista faz a divulgação de seus produtos, atraindo pessoas que podem se interessar por aquilo que ele vende.
Em outras palavras, o marketing é a área que estuda e propõe ações relacionadas à atração de clientes. Philip Kotler, considerado o maior guru da área, sugere uma abordagem em 4 grandes pilares: preço, produto, praça e promoção. De maneira resumida, trata-se de entender os produtos oferecidos e como eles geram valor para os clientes; qual o preço ótimo que permite melhorar a relação entre quantidade vendida e margem; quais são os locais em que você deve vender e as formas utilizadas para a divulgação.
Ao final, a chave de qualquer estratégia de marketing de varejo bem-sucedida se resume a entender as necessidades do consumidor. Somente depois de ter clareza sobre as dores de seus clientes-alvo é que será possível formular as diretrizes eficazes para construir um relacionamento sólido com eles.
É interessante, porém, lembrar que as demandas mudam constantemente. As pessoas, hoje, compram itens que sequer existiam anos atrás. Por isso, as formas de se conectar com os clientes também precisam evoluir. Ao acompanhar as principais tendências, você pode fazer com que seu varejo esteja sempre em crescimento, permanecendo relevante no contexto de mercado.
- Quais são os 9 principais KPIs no varejo? Confira aqui!
- Aprenda já como otimizar a gestão de publicações digitais para o varejo
- Quais são as 14 principais ferramentas para campanha de marketing?
Quais as tendências no marketing para varejo em que você deve ficar ligado?
A grande notícia atual em relação ao marketing para varejo é que a inovação está mudando profundamente tudo o que conhecemos. As empresas estão cada vez mais inseridas no ambiente online, e as tecnologias oferecem novas possibilidades que antes sequer poderiam ser imaginadas.
Então, é preciso se movimentar para implementar essas tendências que estão moldando o marketing para varejo agora em 2020 e também no futuro!
1. Aposte na utilização da Realidade Aumentada (AR)
Os varejistas que vendem alguns tipos de produto estão utilizando plataformas integradas a softwares de realidade aumentada que permitem aos clientes “provar” as peças de maneira rápida e interativa, proporcionando uma experiência única.
Isso pode ser feito em provadores que contam com telas dinâmicas e que, inclusive, fazem sugestões com base no perfil do consumidor, ou mesmo remotamente, fazendo com que o índice de satisfação com as compras online seja substancialmente mais alto.
2. Invista na disponibilização de produtos conforme a demanda
Essa é uma tendência para os varejistas de praticamente todos os segmentos, buscando uma redução expressiva nos gastos com estoques. Manter muitos itens em estoque representa diversos custos e despesas, além da própria imobilização de capital.
Até então, manter um bom nível de estoque na ponta era essencial para não perder vendas, mas essa realidade está mudando. Hoje, o planejamento é feito para atender apenas no curto prazo, e as vendas que superam o limite passam para listas de espera. É claro, porém, que é preciso atingir um alto grau de diferenciação para que seu cliente exija o seu produto e até prefira esperar em vez de comprar em um concorrente.
3. Tenha presença omnichannel
As possibilidades de mídia, hoje, são muito variadas. Estar onde seu cliente está é fundamental para o posicionamento do varejista. As tecnologias que, atualmente, temos disponíveis permitem, inclusive, que o canal de vendas seja integrado, então, o consumidor pode adquirir o item praticamente no mesmo instante em que é impactado por uma campanha de marketing digital.
Isso tende a aumentar bastante a taxa de vendas por impulso, além de reforçar sua imagem no imaginário das pessoas.
4. Faça entregas segmentadas
Algo que tem feito cada vez mais diferença é o varejista que consegue cumprir a promessa de entregas com curtíssimo prazo. Quando você segmenta seu público e conta com parceiros locais, é possível até mesmo fazer o delivery no mesmo dia de compra, ato que, sem dúvidas, tem muito impacto na satisfação do cliente.
5. Invista em employer branding
Essa é uma tendência que está fortemente correlacionada com práticas de Recursos Humanos e endomarketing. Ao reforçar a sua marca empregadora, você faz com que mais talentos queiram trabalhar em sua empresa.
Isso afeta diretamente o marketing de indicação, uma vez que seus funcionários passam a agir como promotores da sua empresa, tanto para recomendá-la aos amigos que estão procurando oportunidades de trabalho quanto para indicá-la para consumidores.
6. Aposte no crescimento de serviços por assinatura
Os serviços de assinatura estão crescendo entre os consumidores que procuram custos mais baixos. Esse tipo de oferta, até então, era muito nichado, com valores altos. Porém, os canais de assinatura estão, agora, atingindo também produtos de menor custo, mas que têm recorrência de compra. É uma forma de oferecer descontos e valorizar a marca simultaneamente.
Não podemos nos esquecer, também, do uso das redes sociais. Essa já é uma tendência que vem de alguns anos, mas que continua muito forte. As pessoas passam diversas horas por dia nesses aplicativos e, normalmente, têm perfis em diversas redes.
É interessante contar com profissionais da área, que conseguem entender e traduzir as linguagens, de forma a garantir que a presença de sua empresa seja a mais orgânica possível. Hoje, falamos em Social Selling, e a presença nessas redes é uma importante aliada no processo.
Acompanhar as tendências no marketing para varejo e adotar as medidas que fizerem mais sentido dentro de sua realidade é algo que pode garantir o sucesso de seu negócio. Identifique quais investimentos devem ser priorizados, mas não deixe de se atualizar, porque o desenvolvimento tecnológico acelerado está tornando tudo muito mais dinâmico.
Gostou de saber mais sobre as tendências no marketing para varejo? Então, compartilhe este texto em suas redes sociais para que seus amigos também possam ficar ligados!
[…] longo de uma campanha de marketing, há problemas de todos os tipos. Conflitos entre a equipe de trabalho, clientes que se sentem […]
[…] durante o período controlado. Esse KPI pode ajudá-lo a fazer melhores escolhas para manufatura, marketing, preços e gerenciamento de seus pedidos. Você pode calcular a taxa de rotatividade de estoque […]
[…] empresas buscando atrair consumidores, numa disputa constante onde as armas são as ofertas, as novidades e as […]
[…] Quando, antes de implementar as estratégias, é feito um estudo do que a concorrência está produzindo e como os consumidores reagem a determinado método, é possível verifica de que forma direcionar as ações e atingir maior sucesso. Confira nossa matéria sobre as tendências no marketing para varejo para 2020 e os próximos anos neste link. […]
[…] práticas de divulgação e fidelização. As empresas que não conseguirem acompanhar essas novas tendências provavelmente serão superadas pela […]
[…] Tendências no marketing para varejo: veja 6 dicas para 2020 e próximos anos! […]
[…] Tendências no marketing para varejo: veja 6 dicas para 2020 e próximos anos! […]
[…] Assim, é possível otimizar a gestão de produtos organizando códigos, classificações, selos, descrições, logotipos e informações sobre preços, entre outros benefícios. Planejamentos de mídias e publicações acabam sendo bem-feitos, independentemente da quantidade de SKUs, melhoria na prestação de serviços de marketing. […]
[…] Confira este post sobre as tendências no marketing para varejo. […]
[…] de dados. Seu relatório demonstra, também, o seu departamento de marketing e o nível de informações atualizadas que ele […]