Para uma empresa ter sucesso em um mercado tão competitivo é preciso usar cada um dos recursos da melhor forma possível. Afinal, perder tempo e dinheiro com tarefas que não levam aos resultados esperados é uma forma de ficar para trás. Portanto, o maior desafio é criar uma estratégia operacional que seja eficiente.
É sobre isso que vamos falar neste post. Continue lendo e entenda como criar uma estratégia operacional que vai ajudar você a lidar com o dia a dia da sua agência.
O que é estratégia operacional?
A estratégia operacional é o planejamento de todas as tarefas do cotidiano com foco no curto prazo e na delegação e detalhamento das atividades. Além disso, é a organização sobre como essas tarefas são distribuídas e a comunicação no dia a dia da empresa.
Qual é a diferença da estratégia operacional para a tática e estratégica?
Resumidamente, o planejamento de qualquer empresa pode ser dividido em três níveis. O maior é o estratégico, que considera a empresa como um todo, focando em ações no médio e longo prazo. Normalmente, ele é elaborado pelos líderes da empresa.
Em seguida, existe o planejamento tático, que é elaborado por gestores de departamentos específicos, de modo que cada um deles faça a sua parte para que os objetivos estabelecidos no planejamento anterior sejam alcançados.
Por fim, chegamos ao planejamento operacional, em que são organizadas as atividades do dia a dia para trazer um caminho prático para os objetivos.
Qual é a importância da estratégia operacional?
Evidentemente, o planejamento da estratégia operacional é crucial para qualquer empresa — e ainda maior para uma agência. Antes de mais nada, ele é uma forma de alinhar todas as atividades da organização em um único objetivo, já que todas as estratégias são derivadas da mesma. É como um efeito cascata.
Além disso, a organização ajuda na produtividade no cotidiano. Na correria e caos de uma agência, ter planos muito bem definidos de como as tarefas devem ser feitas e distribuídas otimiza o tempo de cada colaborador. O controle da comunicação também é mais eficiente, sem que um precise avisar para o outro quando é hora de agir.
O que considerar ao criar uma estratégia operacional e como fazer?
Para colocar essa ideia em prática, é preciso ter alguns pontos em mente. Confira os principais, além de algumas dicas para conquistar os melhores resultados na gestão operacional:
- defina o escopo do planejamento, entendendo os seus objetivos e as atividades necessárias para alcançá-los;
- programe a delegação dessas tarefas, especialmente em relação à comunicação, para que fique claro quem deve fazer o que. O ideal é que a comunicação seja o mais eficiente possível;
- estime prazos e custos para as tarefas mais comuns, colocando-as em um calendário de produção;
- crie processos bem claros, que ordenem como as tarefas devem ser feitas e por quem;
- faça o acompanhamento no dia a dia, de modo a ajustar atrasos e imprevistos para não comprometer o planejamento como um todo;
- monitore, a fim de fazer ajustes no longo prazo, e otimize os processos.
A estratégia operacional é crucial para que a empresa funcione bem no dia a dia. Em uma agência, essa organização pode facilitar muito a vida dos analistas e do time, ajudando a aliviar grandes problemas que são comuns nesse tipo de negócio, como o retrabalho e os prazos apertados.
Gostou do post? Então, deixe o seu comentário abaixo! Como a sua agência organiza a estratégia operacional?
[…] é uma estratégia que tem como objetivo valorizar marcas, serviços ou produtos e o próprio ponto de vendas para […]
[…] deste post sobre Gestão da Informação? Acesse também o nosso artigo sobre estratégia operacional e saiba como criar a […]