Na hora de montar ou expandir a ata de marketing, é normal ter dúvidas sobre o que é melhor: in house team ou agência especializada. Porém, se você pesquisar, verá que os benefícios de montar uma equipe interna de marketing são muito mais significativos.
Essa afirmação é válida para qualquer tipo de empresa no varejo e para todos os modelos de negócios adotados. A razão? A resposta é simples e passa pelos fatores de que vamos tratar neste post.
Veja o que justifica essa escolha e como a dedicação exclusiva da equipe interna de marketing ajuda a agregar valor e a alcançar melhores resultados.
Afinal, o que é in house team?
In house team significa, de maneira bem simples, ter uma equipe interna. Profissionais são contratados pela empresa ou por uma agência de publicidade e que prestam o serviço alocados nas dependências corporativas.
Esse é o modelo tradicional de contratação. No entanto, vale a pena ressaltar que nem sempre se refere ao formato CLT. Aqui, também são válidas as contratações como pessoa jurídica, desde que a função seja exercida durante o período determinado e no ambiente organizacional.
Essa estratégia é a preferência de muitas marcas, porque garante resultados em longo prazo pela atenção em tempo integral da equipe de marketing. Com isso, tende a ajudar as vendas, gerar mais leads e ter conteúdos mais relevantes nos diferentes formatos.
Case de sucesso
Empresa do setor de cosméticos, a gigante L’Oréal é uma que escolhe os benefícios de adotar a equipe interna. Em uma parceria com uma agência, a marca formou um time com 13 profissionais, que gerenciam 23 marcas do portfólio da companhia.
A equipe é interna, porque todos os profissionais ficam alocados na sede da L’Oréal. O atendimento é feito 12×7 e com uma metodologia de gestão da qualidade. Com isso, é gerada inteligência de negócios para alcançar patamares mais elevados e vantagem competitiva.
Quais são os benefícios de adotar uma equipe interna de marketing?
A explicação do in house team já evidencia algumas vantagens de contar com essa estratégia. Ainda assim, outros benefícios só são sentidos com o passar do tempo.
Para explicar melhor e ajudar na sua escolha, listamos os principais fatores a considerar. Confira abaixo.
Vivência da cultura da empresa
Uma equipe externa vai fazer o que sua empresa pedir, mas nem sempre vai atingir o resultado esperado. Em muitos casos, é preciso fazer muitos ajustes, que podem até comprometer o resultado final do material.
Uma das vantagens de adotar uma equipe interna é reduzir esses problemas e a falta de comunicação entre os times. Como todos estão na empresa, fica mais fácil absorver sua missão, sua visão e seus valores.
Da mesma forma, a cultura organizacional é internalizada — e isso faz toda a diferença na hora de construir um conteúdo ou uma peça gráfica, por exemplo. Em outras palavras, a ideia deixa de ser a resolução de um problema rotineiro para se tornar a busca por uma ideia criativa e alinhada ao seu objetivo estratégico.
- Gestão da equipe de marketing: como fazer de maneira estratégica e produtiva?
- Veja 7 habilidades para gerente de marketing que são inegociáveis
- Saiba como aumentar a produtividade no marketing para varejo!
Aumento do senso de pertencimento
O engajamento — aquela velha ideia de “vestir a camisa da empresa” — é prerrogativa máxima do in house team. Mesmo que a equipe seja terceirizada, ela vive a cultura do seu negócio e fica impregnada por ela.
No final, todos se sentem responsáveis pelo andamento e pelos bons resultados do marketing, seja ele referente a um produto, seja ele relativo à companhia ou a uma estratégia. Isso acontece pela contribuição que todos fazem e pelo tempo em que ficam alocados na empresa.
Ainda que não sejam contratados como CLT pela sua companhia, essa imersão existe. Como resultado máximo, percebe-se o alinhamento entre a cultura interna e a marca apresentada externamente.
Conhecimento profundo do negócio
A equipe interna domina muito mais do que o projeto em que atua. Ela conhece o seu negócio, as suas particularidades, os objetivos estratégicos e o que pretende alcançar.
Essa visão diferenciada ajuda a agilizar a execução dos projetos e a encontrar a versão mais adequada sem precisar de tantos ajustes. Quando for necessário trocar por uma nova ideia, a mudança também ocorrerá com rapidez. Aliás, fizemos uma matéria sobre gestão ágil. Confira neste link.
Conveniência
Os profissionais internos são uma estratégia vantajosa por múltiplos fatores. A conveniência está entre eles, especialmente porque ela traz agilidade e favorece o aumento da produtividade.
Com todas as pessoas dentro do negócio, fica mais fácil passar informações, compartilhar visões e indicar o que precisa ser feito. Como são especialistas, todos focam seus esforços em resolver os problemas e atender às solicitações. Assim, os processos se tornam mais eficientes.
Controle das campanhas
Os resultados de uma equipe interna são orientados de acordo com a estratégia. Como você conta com profissionais especializados, sabe que serão adotadas as práticas mais adequadas ao propósito a ser alcançado.
O time também trabalhará com indicadores, que vão comprovar a eficácia das campanhas. Tudo isso representa mais controle sobre o que está sendo feito e a veiculação.
Foco, produtividade e agilidade nas entregas
As ações a serem tomadas são mais rápidas quando você conta com uma equipe interna. Um dos benefícios de adotar essa estratégia é justamente o de poder jogar ideias a qualquer momento e ter os resultados em mãos em pouco tempo.
Essa questão é particularmente interessante quando são realizados múltiplos projetos ao mesmo tempo. Além disso, a vantagem é conquistada mesmo com o prazo apertado e o fluxo de trabalho padronizado.
Vale a pena destacar que o foco, a produtividade e a agilidade nas entregas podem crescer de forma contínua com a equipe interna. Como? Pela contratação de mais pessoas.
- Gestão ágil: entenda o que é, qual a sua importância e como fazer
- 5 ferramentas essenciais de gestão de processos
- Campanha de marketing: quais os principais problemas e como resolvê-los?
Aumento do conhecimento unindo agência e empresa
Uma das principais vantagens de contar com uma equipe interna de marketing é a geração de conhecimento. Os profissionais da agência conhecem seu negócio, sua marca, seus propósitos, seus objetivos de marketing, como deseja ser visto pelos consumidores etc.
Na prática, isso significa aumento de competitividade. As peças gráficas e os conteúdos retratam exatamente o que você espera para sua marca, de forma alinhada à sua identidade visual. Com o tempo, os benefícios são ainda maiores.
Eficiência por eliminar barreiras de comunicação
A contratação de colaboradores CLT representa aumento de gastos, enquanto uma agência externa dificulta a comunicação entre os times. A melhor forma de resolver isso é com o in house team.
Por aliar os dois modelos, as barreiras de comunicação são eliminadas. Os times conversam e se entendem com mais eficiência, o que traz benefícios para sua empresa.
Além disso, deixa de se perder tempo com a espera de respostas por e-mails ou ligações. O resultado é um trabalho mais coordenado e sinérgico.
Todos esses benefícios de contar com o in house team são fortalecidos com as novas leis trabalhistas brasileiras. Com a possibilidade de terceirizar e contratar pessoas jurídicas até para atividades relativas ao core business, fica mais fácil ter acesso a esse modelo de trabalho e alcançar seus bons resultados.
Com isso, você também aproveita melhor os potenciais existentes e tem um melhor retorno do investimento (ROI). Em outras palavras, há redução de custos e melhoria da eficiência econômica da empresa.
Assim, você percebeu que existem muitos benefícios de montar uma equipe interna. Agora, é só você tomar essa decisão e contar com a ferramenta apropriada para automatizar suas rotinas de trabalho. Desse modo, terá um workflow inteligente, integrado e com amplo controle das entregas.
Quer colocar uma operação in house em prática? Conheça a Wikimee, uma solução operacional que faz o meio de campo entre a sua equipe interna, os profissionais de marketing e suas agências criativas. Além disso ela integra toda a sua operação em uma única plataforma. Gerencie seus processos, arquivos e equipe com a Wikimee! Agende sua demonstração agora mesmo!
[…] uma equipe de marketing é fundamental para as empresas, ainda mais quando se trata do setor varejista. O time pensará em […]
[…] de gestão. Ela deve ser funcional para otimizar seus processos, melhorar a comunicação da equipe de trabalho e reduzir o número de […]
[…] agendamento de todos os projetos em andamento em um só lugar. Permite, inclusive, colaborar com a equipe interna e a manter o calendário editorial, tudo em um único painel, além de facilitar o processo de […]
[…] os números desse setor são sempre muito grandes, entender como aumentar a produtividade de seu time de marketing é fator decisivo para obter melhores resultados, promover e impulsionar as […]
[…] para o profissional que lida diretamente com o cliente no varejo quanto para o responsável pelo marketing da empresa. Nesse podcast, o palestrante Márcio Miranda resolve todas as dúvidas com áudios extremamente […]
[…] o gerenciamento da equipe também é outra responsabilidade de quem assume essa posição, e habilidades de comunicação […]
[…] fixos e variáveis orienta a negociação com a emissora e agiliza as aprovações internas para a produção fazer a sua parte das gravações e a entrega da edição final. Tamanho alinhamento engaja a […]
[…] basicamente, duas formas de automatizar um fluxo de trabalho. Uma delas é contando com uma equipe própria capaz de desenvolver ferramentas que permitam que tarefas sejam desempenhadas com mínima […]
[…] é ótima para melhorar os resultados da empresa e conseguir se destacar no mercado, pois a equipe da organização realizará o trabalho da melhor forma possível, contribuindo tanto para o seu […]
[…] In house team: benefícios de montar uma equipe interna de produção de marketing! […]
[…] esse motivo, é recomendado envolver a equipe nos processos. Ela deve ser a primeira a saber qual é a finalidade de elaborar procedimentos […]
[…] das empresas em qualquer segmento do mercado. Os gestores são os responsáveis por manter a equipe interna motivada e engajada com a melhoria dos processos. Os procedimentos devem evoluir constantemente com […]
[…] ter uma equipe interna capaz de entregar mais resultados e, ao mesmo tempo, otimizar o uso de recursos. Pensou? Saiba que […]