A gestão ágil estão ficando cada vez mais comuns no ambiente corporativo. Em uma pesquisa feita pela McKinsey, com mais de 2.500 profissionais de empresas de tamanhos, segmentos e regiões diferentes, 37% dos entrevistados disseram que suas organizações estão realizando transformações ágeis e outros 4% disseram que suas empresas implementaram completamente tais transformações.
A mudança é motivada pela prova de que equipes pequenas e multidisciplinares de organizações ágeis podem responder rápida e prontamente às céleres mudanças nas oportunidades de mercado e nas demandas dos clientes.
No entanto, o que exatamente é uma gestão ágil e por que ela está tão em evidência atualmente? São essas duas respostas que trouxemos para este artigo. Confira!
O que é uma gestão ágil?
A gestão ágil é uma maneira de gerenciar projetos de forma eficiente e eficaz. Ela pode ser usada para qualquer tipo de projeto, mas foi fundada principalmente no desenvolvimento de software. Ela divide projetos maiores em pequenos pedaços gerenciáveis chamados iterações. No final de cada iteração, algo de valor é produzido. O produto de cada iteração deve ser utilizável para obter feedback dos usuários ou das partes interessadas.
Quando um gerenciamento tradicional se concentra no planejamento inicial, no qual alguns fatores, como custo, escopo e tempo, ganham importância, a gestão ágil destaca o trabalho em equipe, a colaboração do cliente e a flexibilidade. É uma abordagem iterativa que se concentra mais na incorporação de feedback do cliente e nos lançamentos contínuos a cada iteração do projeto de desenvolvimento de software.
O conceito básico por trás do desenvolvimento ágil é de que ele investiga as mudanças em evolução e o esforço colaborativo para obter resultados, em vez de um processo predefinido. O planejamento adaptável é talvez o maior recurso da gestão ágil e a torna uma das favoritas da multidão entre os gerentes de projeto.
- Gestão da equipe de marketing: como fazer de maneira estratégica e produtiva?
- Guia completo para entender o gerenciamento de riscos em projetos!
- Afinal, o que é a transformação digital? Descubra tudo neste guia completo!
Como ela funciona?
Essa resposta fica clara quando você entende que a empresa ágil típica emprega uma estrutura de matriz dinâmica com dois tipos de linhas de relatório: uma linha de capacidade e uma linha de criação de valor. Quase todos os funcionários têm uma linha de relatório funcional, que é sua residência de longo prazo na empresa, e uma linha de relatório de criação de valor, que define os objetivos e as necessidades de negócios que eles assumem nos esquadrões.
A gestão ágil permite que equipes multifuncionais trabalhem em blocos de projetos, resolvendo problemas e avançando em fases mais curtas. Isso permite iterar mais rapidamente e fornecer atualizações mais frequentes.
Em outras palavras, ela fornece um nível mais alto de melhorias de qualidade em uma base incremental, em vez de esperar para distribuir os projetos concluídos. Por exemplo, a PWC relata que projetos ágeis são 28% mais bem-sucedidos do que as metodologias tradicionais de projeto.
Quais são as principais metodologias ágeis?
A principal vantagem do uso de metodologias ágeis não é apenas a entrega rápida de projetos, mas também a entrega constante de valor ao cliente, uma vez que as entregas são incrementais.
Existem inúmeras metodologias que seguem essa mentalidade ágil. A seguir, destacamos as cinco principais.
Scrum
O Scrum é a metodologia Agile mais popular e amplamente seguida em todo o mundo. A estrutura do Scrum foi projetada para abordar dois pontos críticos do desenvolvimento de um produto; agilizar e alterar os requisitos do cliente. Nessa abordagem, o projeto é executado em fases — cada uma conhecida como Sprint. Além disso, são criadas pequenas equipes de 5 a 6 membros, que trabalham coletivamente para os resultados desejados.
A metodologia Scrum permite a participação ativa do cliente em cada estágio, para que todas as alterações necessárias sejam tratadas imediatamente e agidas. Isso garante que o projeto seja entregue dentro do prazo e atenda às demandas do cliente de forma eficaz.
Kanban
Uma das áreas de ênfase crítica na gestão ágil é a capacidade de garantir a entrega contínua. A metodologia Kanban é projetada em três princípios básicos que garantem a entrega contínua, sem sobrecarregar as equipes de desenvolvimento de software.
A estrutura Kanban garante que as equipes não se comprometam com mais do que aquilo que podem entregar em um dia, que o trabalho em andamento seja visualizado e revisado a cada dia e que, quando uma tarefa é concluída antes do tempo, a próxima tarefa na linha seja executada imediatamente. Isso permite que as equipes planejem atividades diariamente e entreguem resultados definidos todos os dias.
Processo Lean
O conceito de Lean surgiu, pela primeira vez, na década de 1950 no setor manufatureiro do Japão, onde as atividades de produção eram estrategicamente estabelecidas de forma a reduzir desperdícios e custos.
Posteriormente, o conceito foi introduzido no desenvolvimento de software como uma importante metodologia ágil. O desenvolvimento de software enxuto tenta identificar o valor comercial a ser entregue, cria um fluxo de trabalho planejado e busca a perfeição a cada etapa.
A metodologia concentra-se na redução de tarefas redundantes e no desperdício no desenvolvimento de um produto. Como o Lean tem tudo a ver com alcançar a perfeição, é uma metodologia ideal a seguir no desenvolvimento de produtos e em outros projetos de negócios. Ela ajuda as empresas a reduzirem o custo, o tempo e os esforços envolvidos no desenvolvimento de software, levando ao aumento da eficiência funcional.
A gestão ágil tem muitos benefícios para a equipe e para o usuário final. Embora os princípios básicos tenham sido estabelecidos, a estratégia está sempre evoluindo, aproveitando diferentes tipos de automação.
Por exemplo, as equipes de TI estão aproveitando a automação de processos para gerenciar tarefas repetitivas que costumavam demandar recursos humanos significativos. Isso permite que as equipes trabalhem com mais eficiência e concentrem-se no quadro geral, em vez de monitorarem, gerenciarem e manterem os serviços de software, hardware, infraestrutura e nuvem.
Quanto mais tarefas puderem ser tratadas com eficiência pelas regras de automação de processos, mais rápido você poderá iterar, testar e melhorar.
Acredita que as metodologias ágeis podem contribuir para os processos dentro da sua empresa? Compartilhe este conteúdo sobre gestão ágil com seus colegas e parceiros de negócio nas suas mídias sociais e abra espaço para falar sobre o assunto no seu ambiente corporativo!
[…] os departamentos e setores, foi considerado extremamente vantajoso para as pessoas que trabalham em ambientes ágeis e têm personalidade […]
[…] Gestão ágil: entenda o que é, qual a sua importância e como fazer […]
[…] não combinar o gerenciamento com técnicas adicionais, como gestão ágil; […]
[…] verifique se sua equipe entende os critérios SMART, que estão diretamente relacionados à gestão ágil, para definir […]
[…] Gestão ágil: entenda o que é, qual a sua importância e como fazer […]
[…] primeiro passo para colocar o marketing ágil em prática é ter conhecimento básico em gestão ágil. Com isso, é possível dividir a equipe em blocos de projetos a fim de solucionar os problemas em […]
[…] das transformações no mercado, a alta competitividade e a necessidade de inovar constantemente, a gestão ágil de projetos tornou-se imprescindível em todas as áreas para gerar mais resultados às […]
[…] os gestores beneficiam-se desses modelos de recursos porque eles representam uma forma de melhorar a gestão do negócio e aprovar e ajustar tarefas de maneira […]