Tornar-se um gerente estratégico é uma necessidade cada vez maior aos administradores que visam a alcançar os objetivos da organização. A aplicação de técnicas operacionais estratégicas faz com que essa gestão seja um diferencial da empresa no mercado.
Apesar de sua importância, frequentemente, o gerente estratégico é confundido com outras funções, como a de gestor operacional — este desempenha tarefas mais restritas, sendo responsável por procedimentos determinados.
O gerente estratégico tem função mais ampla, com a responsabilidade de estudar a organização, identificar os pontos fortes e fracos e a eficácia operacional e projetar as oportunidades. Por isso, é também conselheiro, baseando suas recomendações em fatores internos e externos para diminuir riscos. Além disso, formulam planos para atingir as metas de médio e longo prazo da empresa.
No texto a seguir, identificamos 3 características indispensáveis a um gerente estratégico. Confira!
1. Visão de futuro
O gestor estratégico tem foco nas metas em longo prazo da organização. Ele precisa ter uma clara visão de futuro, fazendo projeções e delimitando processos para cumprir os objetivos do negócio. Esse profissional assume um papel de liderança ao estabelecer os próximos passos a serem tomados, sendo o responsável por um crescimento sólido da marca e do serviço nos anos seguintes.
A falta da gestão estratégica empresarial está entre as grandes causas de empresas que eram bem-sucedidas e que, mesmo assim, acabaram perdendo o mercado e ficando para trás. O sucesso é o conjunto de bons produtos com excelentes negócios. Por isso, o gestor estratégico precisa fazer previsões para o mercado – sempre de olho no futuro –, estar familiarizado com as operações comerciais e demonstrar excelentes habilidades de liderança.
- Tendências no marketing para varejo: veja 6 dicas para 2020 e próximos anos!
- Veja 7 habilidades para gerente de marketing que são inegociáveis
- Gestão ágil: entenda o que é, qual a sua importância e como fazer
2. Capacidade de fazer uma boa gestão de riscos
O mercado está cada dia mais dinâmico, o que colabora para um cenário marcado por incertezas. Por isso, as estratégias em longo prazo moldadas pelo gestor devem ter uma análise cuidadosa dos riscos do negócio. Somente com muito estudo e análise, será possível identificar as ameaças e oportunidades que estão por vir.
Para minimizar riscos, também é preciso conhecer previamente todas as vulnerabilidades e os diferenciais da organização durante todo o ano. Esse é um dos motivos pelos quais a organização precisa ter um profissional específico para saber gerenciar as emergências e surpresas próprias de toda empresa.
- Campanha de marketing: quais os principais problemas e como resolvê-los?
- Guia completo para entender o gerenciamento de riscos em projetos!
- Como reduzir custos no marketing? Confira nossas 4 estratégias
3. Acesso a uma base de dados confiável
A responsabilidade assumida pelo gestor estratégico não permite que ele esteja desatualizado ou com informações superficiais e falsas. No mundo digital, são muitos os conteúdos disponíveis, entretanto, esse panorama pode se tornar uma armadilha quando os dados não são de fonte confiável.
É a partir das informações de que dispõe que o gestor estratégico toma decisões. Assim, é fundamental contar com softwares de gestão para evitar erros e embasar as medidas a serem determinadas. Essas ferramentas digitais contribuem para que o gestor consiga ter informações em tempo real da organização e do mercado, facilitando a verificação de problemas e apontando soluções.
- Quais os principais benefícios do sistema de gestão de marketing?
- Gestão de ativos digitais: entenda a sua importância
- Como escolher uma ferramenta de organização de arquivos digitais?
Como vimos, o gerente de estratégia tem as tarefas indispensáveis de avaliar o desempenho organizacional, desenvolver metas alcançáveis e implementar processos que melhorem a eficácia organizacional para criar uma vantagem competitiva sustentável. Por isso, é fundamental estar sempre atento às novidades de gestão.
Este conteúdo foi útil? Se quiser ficar atualizado para ser um bom gerente estratégico, siga as nossas redes sociais. Estamos no Instagram, no Facebook, no Twitter e no LinkedIn. Aproveite os conteúdos publicados!
[…] é uma tarefa trivial, demanda muito tempo e energia do gestor e sua equipe. É preciso avaliar as principais fontes de risco, além de criar planos de […]
[…] 3 características indispensáveis a um gerente estratégico […]
[…] 3 características indispensáveis a um gerente estratégico […]
[…] 3 características indispensáveis a um gerente estratégico […]
[…] do tempo. Os melhores softwares de gestão proporcionam um sistema integrado, o que ajuda muito o gerente. Sendo assim, pesquise, compare, experimente, procure referências e selecione a melhor opção […]
[…] válido destacar que o gerente pode pensar em meios para que os profissionais expressem suas ideias, elogios, críticas e pedidos […]
[…] um bom planejamento e organização, o gestor consegue ter uma visão mais estratégica da sua empresa. Sem contar que, na hora de delegar tarefas, ele pode ter uma noção maior do que […]
[…] 3 características indispensáveis a um gerente estratégico […]