Toda empresa, ainda mais em períodos de instabilidade econômica, tem como principal preocupação a saúde financeira do negócio. O controle de entradas e saídas, a execução do balanço patrimonial e o planejamento do orçamento são medidas úteis a quem deseja balizar recursos. Sendo assim, queremos dar algumas dicas para você reduzir custos no marketing. Que tal?
Estima-se que o gasto anual com essa importante área gire em torno de 10,5% da receita de um empreendimento, revelando sua expressividade no sucesso de qualquer organização. É possível gastar menos com uma gestão inteligente e com estratégias bem pensadas e executadas.
Como fazer mais com menos é a expressão de ordem a todo o tempo no ambiente corporativo. Continue a leitura e confira como reduzir custos no marketing de um jeito efetivo e inteligente.
Por que reduzir custos no marketing?
Os resultados do seu negócio dependem não só de fatores internos, como a produtividade da equipe e a consolidação de missão, visão e valores, mas também dos externos (política, economia, órgãos regulamentadores e concorrência, entre outros).
Como acontece com qualquer setor organizacional, investir mais em marketing não significa um retorno maior se a aplicação financeira for arbitrária, mal pensada ou baseada em dados infundados. Diminuir gastos em um âmbito da empresa é necessário à racionalização dos recursos, como uma forma de gerir o patrimônio com maior eficiência.
Assim, é possível impulsionar áreas da empresa mais debilitadas, aprimorar o produto vendido ou o serviço prestado — e, consequentemente, agregar mais valor a ele —, aumentar o capital de giro, guardar dinheiro para a aquisição de um centro de distribuição ou para a abertura de um novo ponto comercial, entre outros projetos.
Como reduzir custos no marketing?
A multicanalidade é um fator quase inerente às organizações atuais, principalmente às varejistas. Sua presença em múltiplos canais se faz necessária mediante à crescente inserção da rede virtual e da tecnologia em nossas vidas, uma tendência do mundo globalizado.
O ambiente virtual revolucionou o marketing dinamizando a forma pela qual as empresas se apresentam ao mercado: o posicionamento da marca é cada vez mais estratégico e o apelo visual é enorme. Diante de tantas oportunidades, como aplicar seus recursos com inteligência? Como reduzir custos no marketing? Fique de olho nas dicas a seguir!
1. Conheça bem o público-alvo
Quanto mais você assimilar sobre o seu nicho de mercado, maiores as chances de oferecer, ao consumidor, produtos ou serviços que satisfaçam os anseios e as necessidades dele. Estamos falando de dados, como faixa etária, condição socioeconômica, grau de escolaridade, local da residência, lugares aonde vai e grupos aos quais pertence.
Conhecer bem o público-alvo ajuda a reduzir custos no marketing, pois facilita a análise e a escolha de estratégias com o maior ROI, ou seja, orienta a tomada de decisão com respaldo e, assim, aumenta as chances de precisão da medida eleita. Em síntese, ajuda os gestores a fazerem mais com menos.
2. Invista no marketing digital
Hoje em dia, não é exagerado dizer que se sua empresa não estiver na internet, ela não existe. São 3,9 bilhões de internautas no mundo, quase 127 milhões só no Brasil, e o e-commerce nacional faturou R$ 75 bilhões em 2019, alta de 22,7% em relação ao ano anterior. Notou o quanto é importante estar na internet e nos gadgets dos consumidores?
Investir na presença digital coloca a marca em evidência e ajuda a reduzir custos no marketing porque a medida pode ser adotada gratuitamente na criação de um blog ou de uma página em rede social.
Ainda, Instagram, Facebook e seus múltiplos recursos são ótimos canais para gerar leads e obter informações sobre quem se interessa pelo seu produto ou serviço (lembra o que falamos no tópico anterior?).
3. Cultive (e não só capte) clientes
Também é possível reduzir gastos no marketing fidelizando clientes, pois, assim, eles não precisam ser conquistados novamente. Por consequência, demoram menos para percorrer o funil de vendas e decidir pela compra, afinal, já estão a par de como a empresa vem se posicionando no mercado quando a solução oferecida lhes atrai.
Malas diretas, descontos exclusivos para clientes assíduos, clube de fidelidade e vantagens no parcelamento, por exemplo, podem custar menos que reiniciar todo o caminho já percorrido de atração do lead. Veja só: 54% dos consumidores compram mais quando estão sendo recompensados, evidência do quanto o cashback pode ser uma ótima opção.
4. Defina e acompanhe KPIs
Você não saberá se está investindo excessivamente em um canal de divulgação sem acompanhar os indicadores-chave estabelecidos para aquela ação. Pense nisso antes de adotar qualquer medida!
Vale a pena investir tanto tempo em cold call pelo número de vendas efetuadas na modalidade no último mês? O anúncio de X minutos no rádio pode ter custado menos que o da TV, mas se eles foram iguais em tempo de duração, qual gerou mais receita à empresa?
Quando você define métricas e acompanha-as, é possível visualizar exatamente quais ações dão mais retorno ao investimento, quais têm melhor custo-benefício e onde estão os excessos. Por isso, os KPIs ajudam a reduzir custos no marketing.
- 5 indicadores de desempenho essenciais para a gestão de marketing
- Quais são os 9 principais KPIs no varejo? Confira aqui
- Conheça 6 indicadores de marketing para varejo!
Quais ferramentas podem ajudar?
Os gerenciadores de mídias sociais são ótimos para reduzir custos no marketing pois indicam o desempenho da sua marca na internet orientando decisões estratégicas (como a escolha pela ação com melhor ROI). Eles mostram o quanto você investiu, o anúncio ou post que teve melhor performance, curtidas, compartilhamentos, buscas e comentários.
Você também pode automatizar processos para gastar menos com o marketing investindo em softwares de CRM que ajudem com landing pages, e-mails e gerenciamento de leads. Ainda nessa toada, programas como o Wikimee também são indicados pois controlam publicações, ofertas e permitem uma melhor gestão dos produtos.
A plataforma em questão é capaz de informar sobre preços de mais de 180 mil espaços publicitários nos meios de comunicação brasileiros e ajuda no planejamento de mídia trazendo dados atualizados sobre audiência de tv e rádio.
Notou como reduzir custos no marketing não é só cortar gastos? A ação é cirúrgica e precisa estar bem delineada para ser estratégica, possibilitando à organização tirar o máximo proveito possível do rearranjo.
Se quiser adotar medidas mais efetivas nesse sentido, conte com a Wikimee. Uma plataforma de automação de projetos e tarefas, aprovação de peças e conteúdo, colaboração remota e gestão de arquivos. Sua operação resolvida numa única solução!
Agende uma demonstração agora mesmo e saiba como a Wikimee pode te ajudar a alavancar o seu negócio.
[…] o gerenciamento contínuo do risco é deixado de lado, toda a empresa pode ser prejudicada. Os custos com falhas são superiores. Também há riscos adicionais à vida dos profissionais. Esses […]
[…] isso, é possível ter uma economia consistente de recursos sem comprometer a aquisição de novos clientes. Pelo contrário, esse […]
[…] justificar gastos; […]
[…] Como reduzir custos no marketing? Confira nossas 4 estratégias […]
[…] Como reduzir custos no marketing? Confira nossas 4 estratégias […]
[…] a automação de marketing reduz custos e promove processos mais consistentes, significa que ela aumenta as chances de que qualquer projeto […]
[…] mais autonomia à tomada de decisões e agilidade aos processos corporativos. Além disso, ela reduz custos, minimiza os erros, gera produtividade e melhora a comunicação entre os […]
[…] Geralmente, as empresas têm dificuldade em encontrar ideias inovadoras e perdem horas em reuniões desnecessárias. Com a metodologia escalável do Agile Marketing, é possível melhorar a colaboração dos times e experimentar bons resultados em termos de gestão de recursos. Além disso, é viável realizar ações de publicidade em um menor tempo e com despesas mais baixas. […]
[…] seja, com um orçamento reduzido, eles conseguiram extrair o máximo do investimento que fizeram com base em dados. […]
[…] Como reduzir custos no marketing? Confira nossas 4 estratégias […]
[…] reduzir custos — com processos que ocorrem de forma mais eficiente, as equipes trabalham de forma mais produtiva e, assim, diminuem o tempo e os custos; […]