O tempo é um dos recursos mais valiosos para o mundo dos negócios, mas também é escasso. Isso significa que você e sua equipe precisam gerenciá-lo muito bem, aproveitando cada oportunidade disponível. Nesse caso, o time intelligence é de grande ajuda.
Ao utilizar o time intelligence a seu favor, terá uma melhor noção do tempo ideal para o lançamento de novos produtos (timing certo), também conseguirá entregar bons resultados em prazos mais curtos, ou seja, fazer do tempo um elemento central da estratégia empresarial.
Nos tópicos seguintes, explicamos o que é time intelligence, qual é a sua importância e como colocá-lo em prática dentro da sua empresa. Portanto, continue com a leitura!
Afinal, o que é time intelligence?
Nos últimos anos, muito tem se falado sobre business intelligence (BI), que consiste no uso de grandes volumes de dados para melhorar as decisões empresariais. Porém, por melhores que sejam suas decisões, se estiverem no tempo errado, você terá graves problemas.
Nesse sentido, você precisa ter clareza sobre o seguinte elemento: o tempo. Qual é o melhor momento para lançar um novo produto? Quanto tempo será necessário para concluir com o novo projeto? Quantos dias a equipe demora para bater a meta? E assim por diante.
O time intelligente consiste exatamente no uso de dados temporais para subsidiar decisões precisas e garantir que o timing certo das coisas. Sendo assim, você deverá manipular dados usando períodos de tempo, como dias, meses ou anos, para obter máxima precisão.
Quais as vantagens do time intelligence?
A falta de tato com o tempo resulta em dois principais problemas: primeiro, você não sabe qual é o momento certo para fazer as coisas — por exemplo, lançar um novo produto; e segundo, sua equipe perde produtividade, uma vez que as horas de trabalho são mal aproveitadas.
Abaixo, listamos os benefícios de usar dados temporais:
- compreensão do timing certo para o lançamento de produtos;
- definição de objetivos e metas baseadas no tempo;
- otimização de toda a gestão do tempo do empreendimento;
- identificação de gargalos ligados ao mau aproveitamento do tempo;
- compreensão da evolução dos resultados ao longo do tempo.
Além disso, há outros benefícios, já que o time intelligence reduz problemas com horários e datas, permitindo que a empresa seja pontual em suas entregas e estratégias. Por consequência, promove uma grande vantagem competitiva.
Como aproveitar o time intelligence dentro da empresa?
Primeiro, dedique-se a coleta dos dados necessários para análise. Eles podem ser extraídos de tabelas, sistemas gerenciais ou mesmo bases de dados abertas. Por exemplo: dados sobre o volume de vendas no tempo ou o prazo para resposta aos clientes.
Depois, administre seus dados temporais com um software de ponta. Há alguns softwares dedicados à extração de conhecimento de dados, e, nesse sentido, você deve avaliar qual é o mais adequado para o time.
Por fim, analise os resultados com profundidade. Faça isso para identificar padrões ou oportunidades que devem ser aproveitados, assim como gargalos que precisam de correção. Assim, poderá tirar máximo proveito do tempo e alavancar os resultados da empresa.
Veja, agora você está por dentro do assunto. Para não errar, lembre-se sempre de que a tecnologia é a principal aliada no uso inteligente do tempo. Afinal, não é possível coletar e processar dados volumosos sobre o timing das situações manualmente.
E então, gostou do nosso artigo? Aproveite para continue aprendendo conosco e descobrir como promover uma transformação digital para aproveitar tecnologias de ponta. Vamos lá!
[…] O que é time intelligence e como colocá-la em prática? […]
[…] Dessa forma, utilizar estratégias que sejam pensadas no contexto do negócio é o ideal, já que as especificidades da empresa devem ser levadas em consideração. Com o imenso volume de informações que podem ser coletadas, será preciso avaliar com cuidado o que é realmente relevante para a organização e o que não é tão interessante assim, adotando algumas estratégias, como Time Intelligence. […]
[…] Sem dúvidas, a redução de erros por conta da automação de tarefas que a tecnologia oferece está entre os principais motivos pelos quais a demanda pela integração de sistemas apenas cresce com o decorrer do tempo. Pense nas possibilidades das quais a sua empresa poderia usufruir ao saber que grande parte das tarefas realizadas por colaboradores humanos será integrada a um sistema inteligente. […]
[…] que, em uma empresa, cada membro da equipe tem as suas habilidades e especialidades. Logo, é importante delegar as funções de acordo com […]
[…] que a sua ideia é relativamente fácil. Porém, para colocá-la em prática, é preciso que toda equipe da empresa trabalhe em conjunto visando a entregar valor ao cliente. Tenha em mente que os princípios desse método podem ser […]