O trabalho do líder envolve uma série de responsabilidades e funções que refletem no desempenho e na produtividade da equipe como um todo. E dar feedbacks à equipe é uma de suas funções mais importantes, visto que os colaboradores precisam de parâmetros para saber se estão realizando um trabalho satisfatório ou se existem pontos que devem ser melhorados.
Contudo, para muitos gestores, essa tarefa pode ser desafiadora, pois nem sempre o líder tem as ferramentas certas para transmitir a mensagem de forma construtiva, o que abre margem a erros de interpretação e problemas de comunicação entre os profissionais.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que você confira algumas orientações interessantes para dar feedbacks à equipe de maneira didática e eficiente. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
Jamais faça críticas pessoais
Embora o ambiente de trabalho seja composto por pessoas (com todas as complexidades do comportamento humano), não é o lugar em que as diferenças pessoais devem ser colocadas em evidência.
Muitos gestores cometem o erro neste quesito pelo simples fato de não terem afinidade com alguns membros da equipe, o que é antiprofissional e antiético. Sendo assim, é importante destacar que um verdadeiro líder não faz críticas ao ser humano, mas sim ao profissional que está em um ambiente corporativo, visando ao seu desenvolvimento e à entrega de melhores resultados para a empresa.
Encare o feedback como uma ferramenta construtiva
Outra postura que diferencia um chefe de um líder é a forma como o feedback é encarado. No caso, um líder entende que essa é uma poderosa ferramenta de construção para lapidar os colaboradores e os ajudar a se transformarem em profissionais cada vez melhores.
Por isso, é fundamental que, antes de dar o feedback — seja por escrito ou verbal — o gestor esteja bem-intencionado. Afinal, essa é uma forma de contribuir com a melhoria do ambiente organizacional. Ou seja, se o próprio gestor entender a importância desse recurso, certamente conseguirá transmitir o conceito aos colaboradores.
Abandone a técnica do “sanduíche”
A técnica do “sanduíche” consiste naquele truque de dizer algo positivo para abrir caminho para uma crítica, mas a questão é que a maioria das pessoas já se acostumou a ela. Quando uma conversa começa com algo bom, o colaborador já se prepara para o pior.
Isso significa que essa técnica pode fazer até mesmo um feedback positivo cair em descrédito. Portanto, abandone-a para não confundir os interlocutores.
Seja transparente
Quando o assunto é dar feedbacks, muitos gestores ficam mais desconcertados do que os membros que vão recebê-los, e isso acaba resultando em rodeios e metáforas que não permitem que a mensagem fique clara.
O ideal é ser o mais específico possível quando um comportamento ou uma condução no trabalho for identificada, sobre a qual o líder entenda que providências precisem ser tomadas.
Como você pôde contemplar neste conteúdo, dar feedbacks de forma construtiva é uma tarefa que exige maturidade, ética e profissionalismo do líder. Além disso, é preciso ter uma visão ampla sobre o perfil comportamental de cada membro da equipe e das necessidades da empresa, para se chegar à melhor maneira de transmitir a mensagem.
Este artigo sobre como dar feedbacks construtivos à equipe foi útil para você? Quer receber todas as nossas postagens com dicas e conteúdos informativos sobre empreendedorismo? Então siga-nos nas redes sociais! Estamos no LinkedIn, Facebook, Instagram e no Twitter!
[…] Como dar feedbacks para o time de forma construtiva? Entenda aqui […]