Feedback nada mais é que uma resposta dada ao colaborador como forma de incentivo, sendo realizado por meio de uma análise do gestor. A finalidade é fazer o colaborador compreender seu comportamento dentro da organização.
Ao dar feedbacks sua empresa mostra que está preocupada com o seu funcionário e deseja que ele saia da zona de conforto e cresça dentro da organização. É necessário que ele seja feito de maneira profissional, com todo o cuidado possível. Sendo assim, é preciso que ele seja preparado e, assim, consiga um resultado eficiente.
Quer entender melhor como funciona um feedback bem estruturado? Continue a leitura e saiba quais os benefícios do feedback para sua equipe!
Qual a diferença entre um bom feedback e um feedback ruim?
Um bom feedback tem a finalidade de trabalhar alguma atitude ou comportamento do funcionário que teve um impacto negativo e que precisa ser mudado dentro da empresa. Para isso, é essencial fornecer a ele um caminho para conseguir melhorar.
Por meio do feedback o gestor da empresa também pode (e deve) elogiar alguma atitude do colaborador que apresentou algo positivo e ainda mostrar para esse funcionário que a organização gostaria que ele agisse mais vezes assim. Esse feedback melhora significativamente o desempenho dos funcionários.
Entretanto, existe o feedback ruim — aquele que não é pensado. Ele desmotiva o colaborador, pois acaba criticando o trabalho do funcionário de forma impensada e sem gerar uma reflexão. Não é vantajoso realizar esse modelo de avaliação dentro de um negócio, afinal, os funcionários precisam se sentir motivados.
Como o bom feedback e o ruim impactam na performance do colaborador?
Os feedbacks bons e ruins podem afetar positivamente e negativamente o trabalho do colaborador. Sendo que o bom é capaz de motivar e o ruim desmotivar. Sendo assim, é primordial pensar como realizar cada um, pois eles podem ajudar ou não no crescimento do seu negócio.
Quais são as vantagens do feedback?
Quando a prática do feedback é inserida dentro da organização, os colaboradores compreendem a importância de críticas construtivas, comentários e sugestões. Conheça algumas vantagens dessa prática!
Alinhamento de pessoal
Com a inserção do feedback, o gestor consegue alinhar o trabalho dos colaboradores com o objetivo da empresa. Pois, todos ficaram cientes do propósito do negócio e ajudam no desenvolvimento do empreendimento.
Oportunidade de desenvolvimento para o colaborador
Com o feedback o colaborador sabe onde estão seus erros e falhas e buscam corrigir esses problemas para conseguir se adaptar às necessidades da instituição que presta serviço. Desse modo, ele desenvolve ainda mais suas habilidades para o cargo.
Portanto, são diversos os benefícios do feedback, sendo eles de fundamental importante dentro de uma empresa que deseja crescer e se destacar no mercado. Os funcionários são peças essenciais para que isso ocorra e quando eles estão satisfeitos o trabalho é mais bem realizado. Por isso, busque alinhar esse objetivo com os gestores, assim sua equipe trabalhará de forma eficiente e, consequentemente, você ficará mais satisfeito.
Gostou do nosso post? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais para ficar por dentro desse e de outros importantes assuntos, estamos no Instagram, Twitter e LinkedIn.
No Comment! Be the first one.