O preço de produtos é uma das estratégias mais importantes para o sucesso nas vendas. Devido à alta competitividade no mercado, uma venda bem-sucedida somente é possível com as estratégias certas de precificação para não sair perdendo nas suas negociações.
Neste artigo, vamos falar sobre as estratégias de pricing no varejo e você vai entender melhor sobre como aplicar uma metodologia eficiente nas suas oportunidades de negócios. Confira!
O que é pricing?
Antes de tudo, você precisa saber o que é pricing. Em inglês, essa palavra significa precificação e é utilizada para definir as estratégias a serem aplicadas para determinar os preços certos a serem cobrados por produto. Assim, essa estratégia determina o valor de um produto com base em análises de dados completos que consideram os seguintes aspectos:
- perfil de consumo;
- custos do produto;
- categoria;
- análise de concorrência.
A seguir, nós compartilhamos com você algumas estratégias de pricing no varejo muito importantes para utilizar no seu negócio.
Quais estratégias de pricing devem ser adotadas no varejo?
Como estratégia de pricing no varejo, o ideal é fazer uma análise completa desde o segmento até a capacidade de compra dos seus consumidores. As principais estratégias são as seguintes.
Preços psicológicos
Os fatores psicológicos são grandes influenciadores nas tomadas de decisões e são explorados de forma positiva para a conversão de vendas. Já é sabido que o cérebro presta mais atenção aos números que estão à esquerda. Portanto, se você oferecer um item a R$49 e um produto a R$50, por exemplo, é possível que venda o item com maior facilidade do que o produto.
Preço por inserção no mercado
É lançado um produto novo no mercado por um preço extremamente baixo para atrair a atenção do cliente e influenciar na decisão de compra.
Preço econômico
Essa estratégia visa a aumentar as vendas pela quantidade ofertada, ou seja, o modelo pague 1 e leve 2 é um excelente exemplo de aplicação dela.
Preço premium
É pensado para os produtos de alta reputação, que são os mais procurados, de qualidade superior. Esse tipo de estratégia visa a atender ao cliente mais exigente e que se enquadra em um poder aquisitivo maior que os demais.
Como aplicar o pricing no varejo?
Em uma metodologia de pricing, algumas variáveis são fundamentais, em que são observados:
- o valor atual que é pago pelo produto no mercado;
- a análise da concorrência para gerar vantagem competitiva;
- a divisão dos produtos em categorias;
- a precificação dos produtos em níveis diferentes por categoria;
- todos os valores envolvidos na logística para que o produto possa ser vendido;
- as técnicas de promoções para tornar o produto mais atrativo e desejado.
Uma das melhores formas de aplicar o pricing no varejo é refletindo sobre o posicionamento de marca, definindo a abordagem de precificação — como as mencionadas acima —, somando os custos e analisando os dados com a margem de lucro desejada. Observar o comportamento do seu cliente para oferecer a ele uma melhor experiência de compra, bem como realizar a análise competitiva, também é fundamental para gerar posicionamento e captar novos clientes no mercado varejista.
Gostou deste conteúdo? Então siga nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades!
No Comment! Be the first one.