Os dados já possuem um papel estratégico nas organizações, apresentando diversas fontes como pesquisas de opinião, redes sociais, mercado financeiro e outros meios. Por esse motivo, o desafio dos gestores é transformar essa pilha de dados em ativos que gerem valor para as empresas — e é aqui que entra a gestão das informações.
Ela tem o papel de identificar e potencializar as informações geradas através dos dados para que facilitem os processos de tomada de decisão. Pensando nisso, neste post, apresentaremos para você o conceito, a importância e sua aplicabilidade no contexto organizacional. Continue a leitura e confira!
O que é Gestão da Informação?
De uma maneira simples, podemos definir a Gestão da Informação como um conjunto de processos que envolvem diversas ações, como o planejamento, organização, direção, disponibilização e o controle dos recursos informacionais de uma empresa.
Em linhas gerais, podemos entender que a Gestão da Informação é um conjunto de práticas cujo objetivo é captar e utilizar as informações de forma segura e assertiva. Se forem bem empregadas, se tornam um ativo importante para a geração de benefícios e valor nos negócios.
Qual a importância da Gestão da Informação no seu negócio?
É preciso ter a informação correta e no momento certo. Dessa forma, a Gestão da Informação faz total sentido, apresentando relevância nos resultados do negócio, como o seu posicionamento no mercado, clareza na hora de informar as suas decisões, bem como a redução dos custos operacionais priorizando a qualidade.
Em outras palavras, podemos afirmar que a importância da Gestão da Informação para os seus negócios está diretamente ligada aos dados e informações que serão ativos estratégicos para cruzar registros, obter insights inovadores, gerar impactos e apontar novos caminhos em direção aos objetivos organizacionais.
Como aplicar a Gestão da Informação na sua empresa?
Não adianta apenas captar dados. Eles precisam ser transformados em informações disponíveis e úteis para serem implementadas no contexto organizacional. Desta forma, ele se torna um ativo que contribui, estrategicamente, para um processo de tomada de decisão mais assertiva.
Para alcançar bons resultados nos negócios, é preciso extrair insights dos dados coletados de modo que os aproveite na tomada de decisão. Para facilitar sua dinâmica, resolvemos trouxemos um passo a passo com as principais atividades envolvidas nesse processo.
- Identificar a necessidade de informação para o seu negócio;
- mapear o fluxo de informações;
- desenvolver uma cultura de compartilhamento de informações;
- apresentar metodologias e técnicas que facilitem a coleta de informações;
- escolher, filtrar e monitorar as informações;
- criar normas e padrões para sistematizar as informações;
- estabelecer uma política de segurança da informação na organização.
Para ter uma Gestão da Informação eficiente é preciso delegar e acompanhar as tarefas. Já existem ferramentas no mercado que são capazes de criar demandas e acompanhá-las em tempo real, além de preservar os dados. Outro detalhe é a necessidade de integrar os setores para facilitar o fluxo das ações.
A Gestão da Informação utilizada de forma correta pode transformar o ativo da informação em novas oportunidades de mercado, aperfeiçoar os seus processos internos e mantê-los em segurança. Sendo assim, a organização e os seus colaboradores geram vantagem competitiva em relação à concorrência.
Gostou deste post sobre Gestão da Informação? Acesse também o nosso artigo sobre estratégia operacional e saiba como criar a sua.
[…] é indispensável adotar cultura Data Driven para ajudar nas tomadas de decisão. Afinal, é com o uso de dados que você consegue integrar cada departamento de forma eficaz, aprimorando a gestão como um […]
[…] em relação às suas extremidades. Essa ferramenta utiliza 3 esferas de trabalho que ajudam o seu negócio a se […]